FREGUESIA DE QUINCHÃES


Uma terra com história ...

Associação Cultural e Desportiva da Pica

A Associação Cultural e Desportiva da Pica foi fundada oficialmente em 24 de Fevereiro de 1982, embora o clube já remontasse aos anos 40 do século passado, com a designação de Futebol Clube da Pica, que usava o velhinho campo de jogos de Santo Amaro.

A colectividade tem a particularidade de se inserir num lugar pertencente a duas das maiores freguesias do concelho - S.Gens e Quinchães. Nesta se situa a sede social da associação, enquanto o seu moderno parque desportivo, com bancada coberta com cadeiras e capacidade para um milhar de pessoas sentadas, com cabine para a imprensa, bar e instalações sanitárias no interior, se situa na freguesia de S.Gens, onde também existiu o campo de tiro da colectividade com Bar/Restaurante, considerado um dos melhores da região e futuramente será construído o novo.

Com um milhar de associados, filiada na Associação de Futebol de Braga em 25/06/86, a equipa da ACD Pica alcançou as subidas à II Divisão Distrital no ano de filiação (época 1986/1987), com a obtenção do titulo de Campeão de Série, à I Divisão Distrital (época 1993/1994) e à Divisão de Honra (época 2000/2001) com a obtenção do titulo de Campeão Distrital. Venceu também o Trofeu Disciplina "Não à Violência - Viva o Desporto", instituído pela Câmara Municipal de Fafe, (época 2000/2001) e (época 2003/2004).

Para além disso, participou também na II Divisão Distrital em Juvenis (época 2005/2006), alcançando um brilhante 3º Lugar. 

O Tiro é uma modalidade que a ACD Pica interiorizou desde o primeiro dia (1982), salienta-se a realização de várias provas federadas a nível nacional a contar para os respectivos campeonatos e vários outros torneios concelhio e local.

O Atletismo foi das primeiras modalidades da Associação (1985), tivemos várias participações, ganhamos alguns trofeus, mas a falta de instalações na altura não ajudou a dar continuidade.

A secção de Pesca nasceu em 1987, promovendo de forma incisiva o clube em vários concursos federados, na qual ficou prestigiada com a classificação do 1º lugar de um nosso atleta e com o 2º lugar alcançado pela ACD Pica, no principal sector de um reputado concurso de pesca desportiva de rio a montante da barragem Crestuma-Lever, sendo noticia na imprensa diária.

A Cultura apareceu em 1994 com a formação da Tuna Infantil. Adquiriu-se o respectivo instrumental, mais tarde a farda e alterou-se a denominação para Pick Band. A sua actividade cessou em 2003.

Com a excepção do Futebol, as restantes actividades estão actualmente suspensas.

Retirado de: acdpicafutebol.com.sapo.pt